Notícia

Boletim nº005/2025Novidades nas funcionalidades de compras/contratos do Portal de Compras (Sicom TCE-MG)

Prezados(as),

Informamos que vem sendo realizadas melhorias no Portal de Compras MG, com o objetivo de viabilizar o registro dos dados relativos aos procedimentos de compra, a geração automática de arquivos no leiaute exigido pelo Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (SICOM) do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG), bem como o controle de arquivos gerados pelos órgãos e entidades. Neste boletim, constam informações sobre novos campos criados para registro dos dados relativos aos procedimentos de compras.

Os manuais dos procedimentos serão atualizados para contemplar as melhorias citadas neste boletim.

Caso identifiquem alguma melhoria a ser realizada, favor enviar para: atendimentosiad@planejamento.mg.gov.br.

Para mais informações, consulte o processo SEI 1500.01.0242151/2025-48 e o Ofício Circular SEPLAG/SUBCOMP/SCPOL nº. 1/2025.

 

Novidades no Módulo Processos de Compra

  • Inclusão do campo “Natureza do objeto” na aba Dados do processo
    • Foi criado o campo “Natureza do objeto”, de preenchimento obrigatório, no cadastro dos Dados do processo. Esse campo visa indicar de forma geral a natureza do objeto da contratação, como por exemplo: locação de imóveis, compras e outros serviços.

    Atenção: as concessões e permissões referem-se aos serviços públicos previstos pela Lei Federal nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995. Para os casos de contratações para concessão onerosa de uso, utilizar a opção “Alienação de bens”, conforme orientação recebida da equipe técnica do TCE-MG.

  • Inclusão do campo “Data de habilitação” na tela de cadastro da proposta vencedora para procedimentos presenciais
    • Para os procedimentos presenciais cadastrados no Portal de Compras MG, no momento de cadastro da proposta vencedora, foi incluído o campo "Data de habilitação" para que o agente ou a comissão de contratação informe a data em que foi realizada a etapa de habilitação do procedimento.

    Atenção: deve ser informada a data em que o agente ou a comissão de contratação habilitou o fornecedor vencedor na sessão presencial.


Novidades no Módulo Gestão de procedimentos da Lei nº 14.133/21

  • Inclusão de novos campos de informação sobre o agente/pregoeiro ou comissão de contratação e a autoridade competente
    • No momento de cadastro dos procedimentos e lotes, foram criados campos para que o usuário informe dados sobre a comissão ou agente de contratação/pregoeiro. Os novos campos são:
      • Tipo de comissão: selecionar especial ou permanente
            - Especial: comissão instituída para uma licitação específica;
            - Permanente: comissão instituída para atuar em diversas licitações.
      • Descrição do ato de nomeação da Comissão de Licitação / Pregoeiro – Equipe de apoio*: selecionar portaria ou decreto;
      • Número do Ato de Nomeação*: inserir o número do ato de nomeação da comissão de contratação ou agente de contratação / pregoeiro – equipe de apoio;
      • Data do Ato de Nomeação*: inserir a data de publicação do ato de nomeação da comissão de contratação ou agente de contratação / pregoeiro – equipe de apoio;
      • Data do início da vigência do Ato de Nomeação*: inserir a data de início da vigência do ato de nomeação da comissão de contratação ou agente de contratação / pregoeiro – equipe de apoio;
      • Data do fim da vigência do Ato de Nomeação*: inserir a data de término da vigência do ato de nomeação da comissão de contratação ou agente de contratação / pregoeiro – equipe de apoio.

    Observação: caso o órgão ou entidade designe a comissão de licitação ou agente de contratação/pregoeiro e a equipe de apoio por meio de Resolução, selecionar a opção “Portaria”.

    Essas informações devem ser preenchidas na aba Dados Gerais, logo após as informações do edital. Caminho de acesso: Gestão de Procedimentos da Lei n° 14.133/21 > Cadastro de procedimentos.

     

    • Foram criados campos para que sejam inseridos dados relacionados às atribuições de responsáveis pela licitação. Os novos campos são:
      • Autoridade competente*: selecionar o servidor designado como autoridade para o procedimento;
        Atribuição*:
        • O sistema preencherá automaticamente com ‘servidor designado’.
      • Agente responsável ou pregoeiro titular*: selecionar o servidor designado como presidente da comissão ou agente de contratação / pregoeiro titular;
        Atribuição*:
        • Caso não tenha sido selecionada comissão permanente ou especial: o sistema preencherá automaticamente a atribuição, de acordo com a modalidade de licitação informada no processo de compras (pregão - ‘pregoeiro’; concorrência/concurso - ‘agente de contratação’; leilão - ‘leiloeiro’);
        • Caso tenha comissão permanente ou especial: o sistema preencherá automaticamente com a atribuição ‘presidente’.
      • Agente responsável ou pregoeiro suplente: selecionar o servidor designado como suplente do presidente da comissão ou do agente de contratação / pregoeiro titular;
        Atribuição*:
        • Caso não tenha sido selecionada comissão permanente ou especial: o sistema preencherá automaticamente a atribuição, de acordo com a modalidade de licitação informada no processo de compras (pregão - ‘pregoeiro’; concorrência/concurso - ‘agente de contratação’; leilão - ‘leiloeiro’);
      • Caso tenha comissão permanente ou especial: o sistema preencherá automaticamente com a atribuição ‘comissão de contratação’.Membros da comissão de licitação/equipe de apoio:
        • Caso não tenha sido selecionada comissão permanente ou especial: selecionar membro/equipe de apoio;
        • Caso tenha sido selecionada comissão permanente ou especial: selecionar comissão de contratação ou secretário da comissão.
      • Natureza do Cargo*: selecionar uma das opções
        • Servidor Efetivo;
        • Empregado Temporário;
        • Cargo em Comissão;
        • Empregado Público;
        • Agente Político; ou
        • Outra
          • Se selecionado Outra, abre o campo "Descrição da natureza do cargo", em que de ser informada a descrição da natureza do cargo.
      • Cargo*: inserir descrição do cargo do responsável, como por exemplo a qual carreira pertence o servidor efetivo ou qual cargo comissionado ocupa etc.

    (*) Campos de preenchimento obrigatório

    Atenção:  para a seleção da autoridade competente, do agente de contratação/pregoeiro ou do leiloeiro, o servidor deve ser cadastrado no Portal de Compras MG. Já para inserir os dados dos membros da comissão de licitação/equipe de apoio não é necessário que o servidor informado tenha cadastro no sistema.

    Atenção na inserção correta dos dados no sistema, uma vez que tais informações serão encaminhadas futuramente ao TCE-MG.

    Autoridade competente e responsáveis da modalidade pregão:

     

    Responsáveis da modalidade concorrência/concurso:

    Responsáveis da modalidade leilão:

     

    Responsáveis membros da comissão de licitação/equipe de apoio:

  • Inclusão de novos campos para informação sobre outros responsáveis no procedimento licitatório
    • Foram criados campos para inclusão de dados de outros responsáveis participantes no procedimento licitatório.

    Atenção: podem ser inseridos responsáveis que tenham ou não cadastro de usuário no Portal de Compras MG. Caso o responsável tenha cadastro, o nome irá aparecer para seleção do usuário e o CPF será preenchido de forma automática e ocultado em sistema (em atenção à Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD). Caso o responsável não tenha cadastrado, o usuário deverá preencher os campos com nome completo e CPF.

    Os responsáveis no procedimento licitatório a serem informados são:

    • Responsável pela autorização da abertura do processo licitatório*: informar quem autorizou formalmente a abertura do processo licitatório;
    • Responsável pela pesquisa de preços*: informar quem elaborou a pesquisa de preços;
    • Responsável pela informação de existência de recursos orçamentários*: informar quem verificou a existência de recursos orçamentários (ordenador de despesa);
    • Responsável pela elaboração do instrumento convocatório*: informar quem elaborou o edital da licitação (observação: não é a autoridade que aprovou o edital);
    • Responsável pela solicitação de publicação no Diário Oficial de MG*: informar quem encaminhou o extrato do edital para publicação no Diário Oficial de MG;
    • Responsável pela avaliação de bens* (somente para modalidade Leilão): informar quem realizou a avaliação dos bens a serem leiloados;
    • Responsável pelo orçamento da obra ou serviço* (somente para objeto: obra e serviços de engenharia): informar quem elaborou o orçamento da obra ou serviço de engenharia.

    (*) Campos de preenchimento obrigatório

    Atenção na inserção correta dos dados no sistema, uma vez que tais informações serão encaminhadas futuramente ao TCE-MG.

     


Para maiores informações, acesse o comunicado SIAD nº 09/2025 disponível em:
Comunicado SIAD – 09-2025 – Procedimentos Lei-14.133-21 – Novos campos cadastro de procedimentos

Fale Conosco
Rolar para cima