Como cadastrar uma proposta no CATMAS?

Para submeter uma proposta de criação de novo de material, serviço, item de material ou item de serviço para o Catálogo de Materiais e Serviços:

  1. Acesse compras.mg.gov.br;
  2. Vá até o botão vermelho “Acesso Portal de Compras” e clique em “Login do Servidor” para entrar com seus dados. É necessário ter perfil habilitado como 90201 e 90202 do módulo Materiais e Serviços (veja abaixo).  Para solicitar este acesso, entre em contato com o Administrador de Segurança SIAD do seu órgão/entidade. Caso você não saiba, entre em contato com o Núcleo de Suporte aos Usuários de Sistemas Corporativos, da Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão pelo e-mail atendimentosiad@planejamento.mg.gov.br para se informar.
  3. Siga os passos dos manuais disponibilizados ao fim da página.

 

Antes de inserir uma proposta

Diferença entre Material / Serviço e Item de Material / Item de Serviço

Vamos entender a diferença entre material x item de material e serviço x item de serviço. Isso ajudará a Entender qual tipo de proposta deve ser inserida: “Material” e  “Serviço” estão no nível de agregação superior do CATMAS, já o nível de “itens” (“Item de Material” e “Item de Serviços”) é um nível abaixo, mais específico. “Material” está para “Item de Material” assim como “Serviço” está para “Item de Serviço” como se fosse uma relação gênero/espécie.

  • Material ou Serviço: É a estrutura do objeto que será catalogado, ou seja, o padrão descritivo do material. Nessa estrutura serão definidas as características (tamanho, formato, material de fabricação, capacidade) que são importantes para a especificação do item.
  • Item de material ou Item de Serviço: É no item, seja de material ou serviço, que consta a especificação completa do objeto de acordo com o preenchimento das características estruturadas no material e, se necessário, complementação da especificação.

Para entender mais sobre a estrutura e funcionamento do CATMAS, acesse nossa página principal.

Cadastro de novos Materiais/Serviços

Tendo clareza da sua necessidade, faça a pesquisa dos materiais, serviços e/ou itens ativos no CATMAS. Veja orientações as orientações de “Como realizar uma consulta no CATMAS?”. Se o item desejado não for encontrado, você pode inserir uma proposta de criação. Caso precise cadastrar um novo material ou serviço, será necessário também cadastrar um novo item, pois os processos de compra ocorrem no nível do item, que é o nível mais específico no CATMAS.

Se você identificar no CATMAS um material ou serviço que atende a sua demanda, mas sem a especificação de item nas condições necessárias, será preciso cadastrar apenas a proposta de item (de material ou serviço), conforme necessidade.

EXEMPLO: Você precisa de “lápis HB com borracha”. Ao consultar o catálogo, identificou que já consta o material “lápis”, mas dentre os itens de material não existe um item que se adeque à sua demanda, apenas outros tipos de lápis (“lápis HB sem borracha”, por exemplo). Nesse caso, você irá cadastrar uma proposta de criação de novo “item de material”, vinculado ao material “lápis”. Se por outro lado você precisa de um material que ainda não existe no CATMAS, suponhamos, “lapiseira”, será necessário primeiro a fazer uma proposta de criação de material e depois fazer a proposta de criação de item. Isso porque é na proposta de material que se constrói o padrão descritivo do material (PDM), ou seja, nessa etapa vão ser especificadas as categorias das características a serem observadas quando se fizer o detalhamento do item, por exemplo “material” , “tipo de acionamento”, “grafite” dentre outras categorias de características que sejam importantes para serem detalhadas.

Processo de Criação de Item

Após definir o material, é necessário cadastrar o item, especificando suas características de acordo com as categorias definidas no PDM. No exemplo da “lapiseira”, o PDM foi estruturado com as características: “material”, “tipo de acionamento” e “grafite”. Para criar o item, é necessário detalhar essas características conforme a necessidade. Por exemplo: “material: plástico; tipo de acionamento: clique superior; grafite: 0.5”. Esse item será então registrado com essas especificações.

Se no futuro outro órgão precisar de uma lapiseira similar, mas com grafite 0.7, será necessário criar uma nova proposta de item, vinculada ao material “lapiseira”, mas com um código e especificações diferentes.

Nova Proposta ou Solicitação de Alteração?

Pode ser ainda que você encontrou um item que está bastante próximo do que você precisa, mas não exatamente como você precisa. Nesse caso, talvez uma  “solicitação de alteração” seja o que você precise. Fique atento, porém, ao fato de que “solicitações de alteração” destinam-se predominantemente a eventuais ajustes/atualizações de materiais/serviços e itens, tais como unidades de aquisição, vinculação a elementos itens de despesa, vinculação a linhas de fornecimento. Quando se trata de variações de especificações, por exemplo “lápis HB com borracha” e “lápis HB sem borracha”, não se trata de realizar um ajuste, mas sim de um novo registro. Tenha em mente que o CATMAS serve não apenas ao processo de compras, mas a toda cadeia de gestão de suprimentos, e por mais que a necessidade de compra tenha se alterado, por exemplo, de “lápis HB com borracha” para “lápis HB sem borracha”, a mera atualização da especificação do item pode impactar a gestão de estoques nos almoxarifados.

Leia mais em “Dúvidas sobre solicitações de alteração” e consulte “Como cadastrar uma solicitação de alteração no CATMAS?

Leia também: Encontrei um item similar ao da minha demanda, mas suas características estão incompletas. Posso usá-lo mesmo assim e complementar a especificação no edital?

Manuais:

Tutorial em vídeo – Proposta de novo item de material ou serviço

 

 


Ainda com dúvidas?

Entre em contato pelo e-mail catalogo.materiais@planejamento.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3916-9897.

Fale Conosco
Rolar para cima