Descrição

O Estado de Minas Gerais, por intermédio da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), torna público e convida todos os interessados para análise das proposições, especificações e requisitos elaborados em caráter multidisciplinar como “peça ou documento escrito, elaborado por profissional habilitado” em conformidade as normas ABNT NBR 5674, 10719, 13752, 15575, 16280 e 16747 e demais legislações pertinentes, na finalidade de contratar com fundamento na Lei nº 14.133/2021, de acordo com o que consta do Processo nº 2270.01.0020148/2024-93, com os objetivos e formas de participação apresentados em sequência.
Nesse sentido, a Fundação torna públicos os procedimentos referentes à Audiência Pública destinada a possibilitar à sociedade, de forma transparente e democrática, o direito de manifestação sobre os documentos objeto da Contratação que desta resultará, e que trata do objeto descrito a seguir:
1. DO OBJETO DA AUDIÊNCIA
1.1. Pregão Eletrônico para Contratação de empresa especializada para execução do RETROFIT do EDIFÍCIO MARIA AMÉLIA LINS e UTILITIES dos EDIFÍCIOS SÁLVIO NUNES e CÍCERO FERREIRA, no Complexo Hospitalar de Urgência, a ser licitado pelo regime de contratação integrada, tornando-os reabilitados perante as normativas vigentes, de forma segura e salubre garantindo a habitabilidade em conformidade aos órgãos reguladores pertinentes, incluindo aprovações, na finalidade de uso conforme Programa de Necessidades, localizados à Alameda Ezequiel Dias, 345 – Belo Horizonte/MG, pertencentes à FHEMIG | Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, nas condições, quantidades, prazos e exigências estabelecidas neste instrumento, previsibilidade de normas e legislações pertinentes.
1.2. As informações detalhadas desta contratação, para atendimento da necessidade demandada por este complexo hospitalar ao futuro vocacional da Unidade, com o acréscimo de leitos ofertados ao público assistencial, devendo inclusive os espaços renovados por resultante, permitir a migração dos ambientes e sua finalidade de uso, entre adulto e pediátrico, enfermaria e isolados, dentre outros, encontram-se no Estudo Técnico Preliminar.
1.3. As condições técnicas do escopo a ser contratado estão definidas no Estudo Técnico Preliminar e anexos deste aviso, publicados na presente audiência pública.
2. DOS OBJETIVOS
2.1. Com a realização da Audiência Pública pretende-se:
2.1.1. Complementar as informações técnicas necessárias e suficientes para orientar o processo de contratação, por meio de contribuições de fornecedores, prestadores de serviços e demais interessados em fazê-los de forma a agregar;
2.1.2. Esclarecer eventuais dúvidas quanto aos critérios técnicos exigidos por normas e legislações específicas as EAS | Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, ABNT NBR, RDC e desta Fundação;
2.1.3. Dar maior publicidade aos requisitos dos serviços desejados; e
2.1.4. Verificar a capacidade do mercado em fornecer os bens pretendidos, garantindo a competitividade no curso da instrução processual, sem que se prejudique o resultado pretendido com a contratação.
3. DO ACESSO AO AVISO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA E SEUS ANEXOS
3.1. O Aviso de Audiência e seus Anexos estão disponíveis no endereço eletrônico <www.compras.mg.gov.br>, podendo ser solicitados por meio do email: geip.gerencia@fhemig.mg.gov.br até o dia 21/02/2025 às 16 horas.
4. DA FORMA DE PARTICIPAÇÃO
4.1. Qualquer pessoa física ou jurídica que possua interesse em apresentar contribuições que venham a subsidiar a Administração na formatação da futura licitação, conforme item 2 deste aviso, poderá apresentá-las presencialmente, através de cadastro realizado de forma prévia através do link: https://forms.gle/FFgbQdmcYr9YTyKP9, até o dia 21/02/2025 às 16 horas.
4.2. Os interessados são encorajados a manifestar-se previamente à realização da Audiência, encaminhando dúvidas e considerações, conforme item 2 deste aviso, por meio do endereço eletrônico de email: geip.gerencia@fhemig.mg.gov.br até o dia 20 de fevereiro de 2025 às 16hs. Estas serão analisadas a contento, em pertinência ao objeto a ser contratado, e as respostas serão disponibilizadas no momento oportuno da audiência pública (Brainstorming), ou a posteriori aos autores e a todos os cadastrados previamente.
4.3. Entende-se por contribuição o comparecimento presencial no dia e horário pré estabelecidos, sob a tolerância de 15 minutos para ingresso nas dependências do Complexo Hospitalar localizado à Alameda Ezequiel Dias, 345 – Belo Horizonte/MG, com a apresentação de documento com foto em equivalência ao informado no cadastro realizado de forma prévia, a participação das etapas que compreenderão esta audiência a partir apresentação do escopo técnico e no momento oportuno destinado ao Brainstorming, realizar comentários ou contribuições acerca, bem como propor melhorias que possam suprir a necessidade de contratação demandada, quando for o caso, acompanhado de sugestões fundamentadas de modificação, supressão ou acréscimo aos requisitos pré-definidos neste Aviso e seus Anexos, bem como as dúvidas e demais informações que subsidiem o atendimento dos objetivos descritos no item 2 deste aviso.
4.4. A audiência pública será realizada no dia 25 de fevereiro de 2025 às 9 horas, com tolerância de 15 minutos para ingresso e acomodação, na forma PRESENCIAL nas dependências do Complexo Hospitalar, localizado à Alameda Ezequiel Dias, 345 – Belo Horizonte/MG, ambiente – AUDITÓRIO do Ed. Sálvio Nunes.
4.5. Aos participantes, informa-se que a audiência será realizada em 05 (cinco) etapas, conforme elencado a seguir:
4.5.1. Fase de Credenciamento: quando os participantes serão credenciados, por ordem de chegada, as Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, por meio de seus representantes formalmente designados, interessados em participar conforme cadastro previamente realizado – Tempo estimado: 20 minutos;
4.5.2. Explanação por parte do Corpo Técnico desta Fundação da necessidade demandada e do respectivo escopo técnico a ser contratado – Tempo estimado: 60 minutos;
4.5.3. Visita Técnica às dependências do Complexo Hospitalar objeto da almejada contratação – Tempo estimado: 60 minutos;
4.5.4. Fase Brainstorming – Debates: na qual será oportunizado, àqueles que estejam credenciados, período de até 10 minutos, para que se manifeste quanto ao objeto da Audiência Pública – Tempo estimado: 120 minutos;
4.5.5. Durante a fase de debates o Corpo Técnico da Fundação, por meio de seus representantes, poderá se manifestar verbalmente, caso julgue pertinente, visando enriquecer e/ou esclarecer o tema em pauta;
4.5.6. Fase de Formalização das Contribuições: quando serão recolhidas as considerações dos Credenciados por escrito, para que sejam formalmente analisadas pelo Fundação;
4.5.7. Todas as contribuições e questionamentos deverão referir-se ao objeto da audiência pública, sendo desconsideradas as relativas a outros assuntos, e retirado o direito de continuidade da explanação;
4.5.8. A Fundação poderá reservar-se o direito de não discutir as contribuições recebidas durante a audiência presencial;
4.5.9. O resultado da análise das contribuições será publicado no site <www.compras.mg.gov.br>, após avaliação da área demandante/técnica e antes da abertura do certame licitatório;
4.5.10. Se ao final do prazo para o encerramento da audiência ainda houver algum interessado em se manifestar, o mesmo poderá enviar a sua contribuição por escrito por meio do endereço eletrônico de email: geip.gerencia@fhemig.mg.gov.br até o dia 28 de fevereiro de 2025 às 16h;
4.6. Participarão da mesa representantes da Equipe de Planejamento de Contratação: Unidade demandante, Coordenação de Licitações e Contratos, Engenheiros e Arquitetos que formam o Corpo Técnico da Fundação;
4.6.1. Poderão ser convocados outros servidores para acompanhar e contribuir com o procedimento e sua condução.
4.6.2. Competira a equipe de apoio:
I – Credenciamento dos participantes previamente inscritos e formalização das presenças;
II – Condução dos participantes ao local de realização da audiência pública e demais acesso permitidos;
III – Condução dos participantes as dependências do Complexo Hospitalar durante visita técnica.
4.6.3. Competira à mesa:
I – Dirimir as questões de ordem;
II – Decidir conclusivamente sobre os procedimentos adotados na audiência;
III – Conceder e cassar a palavra quando o expositor extrapolar o tempo estabelecido, bem como nos casos em que o tema abordado se afastar da matéria em pauta; e
IV – Determinar a retirada de pessoas que perturbarem a audiência, coibir as condutas desrespeitosas ou com o fim de protelar ou desvirtuar o objetivo da Audiência;
V – Na função de secretário da mesa será designado um servidor para registrar a audiência em ata por gravação e posterior transcrição.
4.6.4. Considerações complementares:
I – Os questionamentos e os debates deverão se referir aos temas pertinentes à audiência e devem transcorrer com urbanidade, cabendo moderação ao condutor da audiência pública;
II – Haverá intervalo de até duas horas de duração para almoço – caso as etapas extrapolem o prazo previsto neste aviso;
4.6.4. A equipe de Planejamento da Contratação dará suporte à Sessão de Audiência Pública, em especial quanto às questões técnicas relativas a contratação e ao escopo técnico em conformidade a disciplina de habilitação destes;
4.7. Não será permitida a participação sem cadastro prévio.
4.8 Conforme Lei n 14.133/2021:
Art. 14. Não poderão disputar licitação ou participar da execução de contrato, direta ou indiretamente:
(…) autor do anteprojeto, do projeto básico ou do projeto executivo, pessoa física ou jurídica, quando a licitação versar sobre obra, serviços ou fornecimento de bens a ele relacionados;
5. DOS REQUISITOS TÉCNICOS
5.1. Os requisitos técnicos são os disponibilizados no Estudo Técnico Preliminar  e nos anexos deste aviso.
5.2. A Fundação entende que os quesitos técnicos divulgados são suficientes para que os interessados realizem a análise crítica do objeto para fins de entendimento e contribuição para esta audiência pública.
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. A sessão de Audiência Pública será registrada em gravação e posterior transcrição em ata.
6.2. A sessão terá acesso livre a qualquer pessoa, bem como meios de comunicação, respeitados os limites impostos pelas instalações físicas do local de realização, salvo os lugares destinados a equipe técnica compreendida pelo apoio, mesa e o corpo técnico, se credenciados previamente.
6.3. A Audiência Pública objetiva o cumprimento da legislação disposta no preâmbulo deste Aviso, não dando o direito aos seus participantes de qualquer tipo de indenização ou obrigação de contratação do objeto por esta Fundação.
6.4. Concluídas as manifestações dos participantes credenciados, a mesa dará por finalizada a Audiência Pública, e providenciará  que a ata seja encaminhada a posteriori, por meio do endereço eletrônico de e-mail informado no credenciamento prévio de participação.
7. ANEXOS
7.1. Estudo Técnico Preliminar e anexos:
7.2. Anexos:
APRESENTAÇÃO DO PROJETO:
A| LISTA MESTRA DE DOCUMENTOS TÉCNICOS ANTEPROJETO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
B | NORMAS E LEGISLAÇÃO PERTINENTE
C | REFERENCIAL: PLANILHA DE CUSTOS
D | REFERENCIAL: CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO
E | REFERENCIAL: BOOK DE MEDIÇÃO PARA AFERIÇÃO FINANCEIRA
F | DIRETRIZES PARA VISITA TÉCNICA
1.7.3. Formulário de participação: https://forms.gle/FFgbQdmcYr9YTyKP9

Tipo

Consulta Pública

Data do evento

25/02/2025

Anexos

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